DUAS REUNIÕES IMPORTANTES ACONTECERAM EM 22/10/2024
FUNDAÇÃO FLORESTAL
Representantes da Serra do Itaqueri, Mariana Zinni de São Pedro, Jorge e Cesar Siboldi de Águas de São Pedro, liderados por este último, presidente da Governança Serra do Itaqueri, reuniram-se na Fundação Florestal com parte da equipe técnica dessa instituição, Simone e Eduarda.

O assunto tratado foi sobre a alteração que precisa ser realizada de posicionamento de algumas placas, referentes ao projeto SINALIZA SERRA DO ITAQUERI. Todas as placas devem situar-se até o perímetro designado para a APA – Cuesta Corumbataí e Piracicaba Juqueri – Mirim abrange. A APA inclui em parte ou em todo, territórios dos seguintes municípios: Rio Claro, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Charqueada, São Pedro, Santa Maria, Torrinha, Brotas, São Carlos e Analândia. Na proposta enviada à Fundação pelos envolvidos com o projeto tinha algumas inconsistências que foram apontadas,

A própria Fundação se disponibilizou a fazer as correções e enviar para a comissão do projeto poder validar junto aos municípios as novas localizações georreferenciadas. E feita essa correção o próximo passo será a Fundação criar o Termo de Referência e dar sequência ao processo para poder acessar o recurso.
A previsão é de concluir o processo em 2024 e no primeiro trimestre de 2025 executar o projeto.
Encerrada a reunião realizou-se uma breve visita ao belo espaço que abriga o Horto Florestal Tupi – Piracicaba. Foi oferecido, pela Fundação, o local para realização de reuniões da Serra. Oportunamente poderá se planejar algum encontro nessa sede.

Na despedida foi agradecida a atenção dispensada por essa instituição, que devemos manter um bom relacionamento e ampliar, quando possível, a parceria para novos projetos.
REUNIÃO EM CORUMBATAÍ
Na sequência Mariana, Jorge e Cesar dirigiram-se para Corumbataí onde teve uma reunião com a comissão organizadora do Festival Gastronômico da Serra e representantes do Grupo Gestor da Serra do Itaqueri.
Sobre o evento considerou-se que além das eleições que criaram uma nova dinâmica nos últimos meses, avaliou-se que existe no momento muita oferta de eventos vinculados à gastronomia e realizar mais um evento em novembro poderia não ter a adesão desejada então decidiu-se por cancelar.
Surgiu a proposta de realizar em maio de 2025 um Festival da Serra com uma temática mais ampla como Economia Criativa. Esta ideia será maturada e planejada para que haja um envolvimento de mais setores num evento e possa trazer resultados mais significativos.

Um outro assunto que mereceu a atenção nessa reunião, tratado também na última reunião do Grupo Gestor da Serra do Itaqueri é o relacionamento com a Associação Serra do Itaqueri que reúne associados do setor privado da região. O ponto central é a falta de comunicação de ambas as partes com relação aos projetos que estão sendo desenvolvidos. A preocupação é que algumas ações podem afastar-se dos objetivos que levaram à criação dessa associação que era de apoio à Governança da Serra com a perspectiva de captação de recursos para o desenvolvimento do turismo. Estabeleceu-se que haverá uma disponibilização do Grupo Gestor de aproximar -se mais da diretoria da associação e manter reuniões periódicas para alinhamento de propósitos. Considerou-se fundamental essa ação, principalmente no momento em que haverá mudanças em parte do secretariado do turismo na região e é preciso fortalecer a governança.
———————————————————————————–
REGISTROS ANTERIORES SOBRE O PROJETO SINALIZA SERRA DO ITAQUERI
Objetivo: Elaborar um projeto de sinalização para a Região Turística Serra do Itaqueri a ser apresentado para a Fundação Florestal.
Segue apresentação resumida, feita na reunião da Serra do Itaqueri em 19/09/2024
Projeto: Sinaliza Serra em ppt (clicar na imagem)
Seguem os registros das reuniões da última para a primeira. 16/08, 13/08 e 16/07
REUNIÃO DO DIA 16/08/2024
O presidente da instância de governança da Serra do Itaqueri, Cesar Siboldi, apresentou os pontos principais tratados com a Fundação Florestal e sobre a proposta de trabalhar dois tipos de placas organizadas por Cesar, Luciana e Jorge (ver registro em Reunião do dia 13/08, abaixo).
Tipos de Placas
- Evidenciando a Região Turística Serra do Itaqueri (logo da serra e mais nome dos municípios)
- Indicando o Município e seus atrativos
Sobre o item 1. Placas RT. Serra do Itaqueri. Reuinirá 59 placas contempladas pelo projeto e mais 27 placas que precisarão de captação de recursos. Foi deliberado que:
A) Cesar irá solicitar o aplicativo de identificação de localização à Fundação Florestal para definir geolocalização de cada placa a ser colocada.
B) Cesar articulará uma reunião com os municípios Águas, Dourado, Limeira, Piracicaba e parceiros interessados para viabilizar as 27 placas vinculadas a esses municípios que o projeto da Fundação não contempla. (motivo: ver registro em Reunião do dia 13/08, abaixo).
Sobre o item 2. Placas indicação do Município e Atrativos. Foi deliberado que:
C) Cada município deverá encaminhar no grupo do whatsaap ou inbox para Jorge ou Cesar em ordem de prioridade, até 4 placas com o nome de 3 atrativos cada uma. Observção: Os municípios podem repetir o nome dos atrativos. Propor de forma autônoma o que desejarem. Exemplo:
TORRINHA
1ª Opção
São Pedro/ Torrinha: Mosteiro do Paraíso – Cachoeiras (Bissoli / Bom Sucesso) – *Caminho Via Lucis
2ª Opção
Brotas / Torrinha: Mosteiro do Paraíso – Lote33 – Cachaça Alzira –
3ª Opção
Brotas / Torrinha: Resort Recanto Alvorada – Mosteiro do Paraíso – Estação Ferroviária
4ª Opção
São Pedro / Torrinha: Mosteiro do Paraíso – Cachoeira Bissoli – Cachoeira Bom Sucesso
D) AInda que alguns municípios não participaram da reunião, a governança da RT deliberou, nesta plenária, que pessoas da iniciativa privada presentes DEVEM articular a proposta do município com os nomes dos atrativos e apresentar ao secretário de turismo para validação final e informar o presidente Cesar para reforçar junto a esses municípios a importância da inclusão de placas de todos.
PRÓXIMOS PASSOS
- Cada município envia até 4 opções de placas com até 3 atrativos por placa, até dia 20/08/24 via whatsapp
- Até dia 25/08/24 Cesar encaminha a proposta à Fundação Florestal
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
REUNIÃO DO DIA 13/08/2024
Após reunião do dia 16/07/2024 Cesar Siboldi reuniu-se, por solicitação da Fundação Florestal, com Simone, Bia e Daniel dessa instituição.
DELIBERAÇÃO:
- A RT Serra do Itaqueri faz o levantamento do número de placas
2. A RT define o Layout das Placas e deve:
3. Utilizar um manual de referência. Guia Brasileiro de Sinalização Turisitca
4. O projeto atenderá SOMENTE ao território onde a APA – Cuesta Corumbataí e Piracicaba Juqueri – Mirim abrange. Inclui territórios dos seguintes municípios: Rio Claro, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Charqueada, São Pedro, Santa Maria, Torrinha, Brotas, São Carlos e Analândia
5. Não entram no projeto da Fundação Floresta os municípios Águas de São Pedro, Dourado, Piracicaba, Limeira não terão placas no seu território por não fazerem parte da APA – Cuesta Corumbataí e Piracicaba.
6. Pontuar os locais das placas com localização georeferenciada. A Fundação Florestal compartilhará um aplicativo para realizar essa ação.
7.Projeto não tem valor pré-definido.
Após essa reunião se estabeleceu que o projeto deveria ser entregue até 25/08/24. Diante disso agendou-se uma reunião para o dia 15/08/24 com todos os representantes dos municípios (Grupo Governança da Serra do Itaqueri) para avançar com a proposta.
Em 13/08/24 Cesar, Jorge e Luciana reuniram-se para preparar a reunião de 15/08/24 e orientados pelas diretrizes deliberadas na reunião do 16/07/24 e com base no Guia Brasileiro de Sinalização Turística, propõem, abaixo, uma placa de referência da RT para ser instalada em 55 pontos nas estradas que passam pelos municípios da Serra do Itaqueri e que ao mesmo tempo estão localizados na APA – Cuesta Corumbataí e Piracicaba Juqueri – Mirim. Os pontos já foram definidos e serão apresentados na reunião do dia 15/08/24.
Mapa (em azul) da APA – Cuesta Corumbataí e Piracicaba Juqueri – Mirim com as estradas sobrepostas, que passam pelos municípios da Serra do Itaqueri.
Elaborado por Beatriz da Fundação Florestal

Proposta de placa referência para ser instalada em 55 pontos

Medidas de referência: 4m de largura X 2,5 m de altura
O projeto contemplará dois tipos de placas
- Evidenciando a Região Turística Serra do Itaqueri (logo da serra e mais nome dos municípios)
- Indicando o Município e seus atrativos
Exemplo de como ficaria na estrada:

PRÓXIMOS PASSOS
- Cada município indica atrativos para duas placas serem incluídas nas estradas. Prazo reunião do dia 15/08/24
- Cada placa com no máximo o nome de 3 atrativos. Pode ser também uma placa com os mesmos nomes de atrativos para serem colocadas em duas localizações Segue exemplo.
- Sugerir as duas localizações.
Exemplo:


Como são possíveis gerar placas para 11 municípios prevê-se produzir 22 placas indicativas de atrativos, somando com as 55 placas da RT serão ao todo 77 placas.
Caso a Fundação nos aponte que poderá haver mais recursos para a elaboração de mais placas passaremos novas orientações. Caso esse seja o limite, esse será o projeto, 77 placas.
Os municípios não contemplados poderão reunir-se para captar recursos e elaborar as placas por conta própria, dentro do padrão proposto.
Próxima reunião será virtual no dia 15/08/24 às 9h pela plataforma Meet.
FUNDAMENTAL: O município definir os atrativos que serão incluídos nas placas (é de responsabilidade de cada município sugerir nomes de atrativos públicos ou privados)
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………
REUNIÃO DO DIA 16/07/2024
O registro da reunião de 16/07/2024 foi realizado a partir das propostas e deliberações do dia e não de forma sequencial tal qual ocorreu. Isso para facilitar o entendimento da leitura de quem não estava presente.
Resumindo, na reunião definiram-se:
- Diretrizes que deverão orientar o projeto
- O foco do que deve ser mostrado nas placas
- Próximos passos
DIRETIZES QUE ORIENTAM A CONSTRUÇÃO DO PROJETO
- Elaborar placas no padrão internacional de sinalização turística.
- Considerar uma placa para ser colocada no marco zero de cada cidade da Serra.
- Produzir placas de identificação de entrada e saída da cidade que incluam a frase eu estou aqui.
- Colocar placas, fundamentalmente, em grandes destinos ou atrativos mobilizadores.
- Primar pela identidade da região turística da Serra do Itaqueri considerando as principais características e atrativos, a saber: Contemplação da natureza. Ecoturismo, Turismo de aventura, Sol e praia.
- Inserir a identidade visual da Região Turística — logo da S.I. — em todas as placas e incluir o logo da Fundação Florestal onde for possível.
- Pensar na visão do turista sempre que for pensar na criação de uma placa.
- Elaborar uma placa para cada município que sinalize todas as cidades da Serra.
- Considerar como visão de durabilidade ou atualização do projeto num horizonte de cinco anos.
FOCO PARA A ELABORAÇÃO DE PLACAS
- Natureza e Ecoturismo
- Geoparque
- Estradas vizinhais com atrativos
- Circuito Serra do Itaqueri – Ciclismo
- Rotas consolidadas (Ver no Site projetos e definir quais serão incluídos para sinalização)
PRÓXIMOS PASSOS
- Jorge registro da reunião e compartilhar no grupo.
- Cesar levanta sobre valores das placas.
- Mariana articula a criação layouts de exemplos de placas.
- Fundação Florestal levanta o valor do recurso disponível para o projeto
- Com a informação do item 2 e 3 fazer uma previsão de números de placas possíveis de imprimir.
- Aprofundar conceitos sobre tipos de placas: Advertência/ Preservação – Indicativo / Direcional – Ativa / Direcional – Interpretativa – Identificação da espécie.
- Definir o número de placas com indicações gerais da Serra do Itaqueri.
- Cria grupo de trabalho específico pra definir as placas com indicações gerais da serra do itaqueiri e criar a Matriz de Sinalização Original.
- Definir o número de placas com indicação de destinos ou atrativos turísticos de cada município.
- Cada município cria a sua Matriz de Sinalização Original.
- Elaborar a Matriz de Sinalização Revisada geral e específica.
Propostas e sugestões podem também ser direcionadas ao link abaixo.

