A morte é um acontecimento inevitável, um momento que marca o ciclo da vida para todos os seres vivos. Para os mexicanos, contudo, o Dia dos Mortos é muito mais do que uma simples ocasião para recordar os que já partiram. Este dia é, acima de tudo, uma festa vibrante, onde alegria e humor tomam o lugar da tristeza, celebrando a memória dos antepassados com muita cor, música e comida.
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DESAFIANDO LOS MITOS DEL DIÁLOGO: hacia una práctica auténtica de construcción de paz
Por Rubén Mendoza1 Foto de capa: Athena Sandrini Desde mi experiencia como conciliador, mediador y negociador considero que existen algunos mitos sobre el diálogo instalados
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IDENTIDADE TERRITORIAL X AÇÕES PONTUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
Por: Jorge Silveira Duarte Este artigo propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos municípios na identificação, reconhecimento e construção de uma identidade territorial distintiva.
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Desenvolvimento do Turismo: do planejamento à ação
O turismo é uma força motriz que impulsiona o desenvolvimento econômico, cultural e social de regiões e países em todo o mundo. Para colher os benefícios desse setor, é fundamental uma abordagem estratégica sólida, com o Plano Diretor de Turismo como ponto de partida.
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UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Culturalmente a população brasileira é dependente de autoridade, e esta dependência se reflete na construção do Direito brasileiro ainda no período colonial, visto haver sofrido influências do Direito português, romano e germânico. No período das capitanias hereditárias a administração da justiça era de responsabilidade dos senhores donatários, possuidores soberanos da terra, e estes exerciam funções de administradores, chefes militares e juízes, detendo um total controle na aplicação da lei, uma centralidade de poder que se impunha sobre a população.
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COMPARTILHAR VISÕES DE FUTURO EM PROJETOS
Também seria assim na vida cotidiana? Uma localidade que não se planejasse poderia se transformar em uma comunidade zumbi? Primeiro vamos entender o sentido comum, dicionarístico, de futuro. Conforme definição do dicionário futuro é “o tempo que virá” ou “tempo verbal utilizado para indicar fatos certos ou prováveis a ocorrer em momento posterior ao que se fala”. Passado é o “tempo anterior ao presente; tudo o que ocorreu nesse tempo” (Dicionário online Caldas Aulete). Presente é o tempo atual em oposição ao passado e o futuro.
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OBSERVATÓRIOS DE TURISMO: ESTRATÉGIA PARA TOMADA DE DECISÕES
O turismo como fenômeno social, cultural e econômico promove o fluxo de pessoas, gera divisas, emprega mão de obra e dinamiza a economia. Mensurar os impactos que esta movimentação gera na cadeia produtiva e no ambiente dos destinos turísticos, se caracteriza como um desafio a ser superado por agentes, públicos e privados, diretamente responsáveis pelo planejamento e a gestão da atividade turísticas nessas localidades.
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PROJETOS NO TURISMO: PRIORIZAÇÃO E GESTÃO
Há mais de 15 anos venho trabalhando com turismo; ora, no desenvolvimento de municípios, ora no agenciamento de viagens. E tenho percebido, sobretudo, para que haja uma perfeita sincronização entre a oferta de turismo e a demanda, é necessário o investimento em projetos que atrairão os turistas para a localidade, promovendo assim o desenvolvimento de vários setores da economia, sejam eles ligados ao trade turístico como por exemplo os meios de hospedagem, agências receptivas, restaurantes, entre outros, como também das demais economias que indiretamente suprem as necessidades desse segmento econômico.
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Plano Diretor de Turismo
…por isso de um outro modo, simples, costumo dizer que um plano é um caminho a seguir para o futuro desejado, onde cada município deve pensar, sonhar e fazer acontecer o seu próprio futuro, que pode incluir coisas como, ampliação do número de turistas, dinamização da economia, posição de destaque no turismo nacional, tornar-se um destino inteligente, etc.
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Ambev lança cervejas de sabor caipira, impulsiona o desenvolvimento local e ganha prêmio global
A maior cervejaria do mundo lançacervejas de mandioca e caju produzidas por 10.000 agricultores familiares em cinco estados brasileiros, impulsionando o desenvolvimento local. Ambev mostra que é possível ganhar dinheiro com produtos simples, da terra.
Crédito foto: Ambev -
Plano Diretor Estrtégico da cidade de São Paulo
Trata-se da lei municipal que orienta o desenvolvimento e o crescimento da cidade até 2030. A entrevista trata de temas como: a relação, participação da comunidade no planejamento, visão de futuro, moradia, promoção de polos de desenvolvimento na cidade, programa de estado e não de governo, mudança no formato das audiências públicas, fomento ao plano de bairros, coleta de lixo, responsabilidade da comunidade no desenvolvimento da cidade.
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Place Branding: Transformando um destino numa MARCA-LUGAR
A construção de um conceito de “place branding” é a soma de ações que valoriza características importantes de um espaço, seja ele, um bairro, cidade ou país. E não é somente enfatizado a estrutura física, mas todas referências que compõem esse espaço, seja a cultura local, pontos turísticos, comércios locais, espaços de artes, culinária, toda a pluralidade cultural capaz de existir num lugar (Esteves, 2016).

