Registro de reunião 03/07/2025

FEBTUR PAULISTA, grupo de comunicadores vinculados à Federação de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, realizou nesta quinta-feira, 03/07/2025, uma primeira reunião com representantes da AMITESP – Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo. O objetivo é estabelecer uma parceria institucional para realizar ações em prol do desenvolvimento do turismo.
Inicialmente foi proposto um primeiro evento para assessores de imprensa das prefeituras, mas Waldirene da Amitesp pontuou que esse tipo de profissional está mais vinculado ao prefeito e que o trabalho da associação é fortalecer os secretários de turismo. Nesse sentido acordamos que realizar um primeiro evento para jornalistas e comunicadores do turismo será mais eficaz para ambas as instituições, ou ainda ampliar para todo o “trade turístico”. O tema será definido a posteriore quando os propósitos estiverem amadurecidos .
A ideia é poder realizar esse primeiro evento de forma híbrida, presencial na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e via internet, permitindo a participação de municípios mais distantes da capital.
Além disso, foi proposto um ciclo de debates ao longo do ano, abordando temas essenciais para a gestão, divulgação e comunicação do turismo nos municípios. É importante atingir todo o trade de turismo e criar uma rede de comunicadores que contribua para o desenvolvimento do turismo nos municípios. Foi pontuado por Amadeu que na associação FEBTUR existem profissionais com experiência para poder ser compartilhada com o “trade turístico” de forma voluntária.
Jorge sugeriu que ARECESP poderia ser também uma parceira nesta ação e Waldirene complementou sugerindo a participação da AMITUR, instituições que serão convidadas.
Como próximo passo Waldirene diretora executiva da Amitesp irá tratar da proposta com o presidente da associação José Basilio para dar o ok final e poder prosseguirmos com a ação.
Estiveram presentes à Reunião: Alexandra e Waldirene – AMITESP e Amadeu, Jorge e Luiz – FEBTUR PAULISTA
Registro reunião 05/06/2025
Informados sobre a dificuldade de alguns integrantes em participar da reunião, os presentes decidiram avançar com um grupo reduzido. Foi reafirmada a ideia de que o foco não deve ser a quantidade de participantes, mas sim a inclusão de pessoas capazes de contribuir significativamente para a criação da futura FEBTUR Paulista. Os critérios de adesão estabelecidos permanecem os mesmos, conforme registrado na primeira reunião. (vide registro abaixo)
Durante o encontro, foi considerado essencial iniciar uma ação concreta. A proposta é realizar o primeiro evento na primeira quinzena de agosto. O local escolhido para essa iniciativa será a SETUR – Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e vai ser articulada parceria com a APRESCESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo e a AMITESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, entidades que reúnem mais de duzentos municípios turísticos do estado de São Paulo.

Amadeu e Jorge assumiram a responsabilidade de discutir o tema no Congresso em Belém, com o objetivo de elaborar um esboço inicial. Além disso, planejam organizar uma reunião virtual com todos os integrantes da FEBTUR PAULISTA para avançar na articulação do evento e na execução das próximas etapas.
Encerrando os trabalhos sem mais deliberações, estiveram presentes na reunião Amadeu, Jorge e Hamilton.
Registro de Reunião 15/05/2025
Os participantes se apresentaram falando um pouco de si e da experiência profissional e expectativas com relação a trabalhar em um novo projeto.
Foi reafirmado que a partir do constante silêncio da Febtur SP surgiu a necessidade de alguns associados interagirem para criar uma proposta com o objetivo de fortalecer a comunicação no turismo como vetor de desenvolvimento sustentável. E ainda que o propósito de criar um novo CNPJ seria para evitar assumir eventuais pendências de uma outra organização.

Na sequência foi apresentada a proposta chamada de anteprojeto, encaminhada anteriormente por watsapp, a saber arquivo no link.
Reflexões dos participantes:
Quanto ao tipo de associado que pode aderir à entidade paulista surgiram duas considerações. 1. Se o associado deveria ser somente o empresário ou se funcionários também poderiam participar. 2. Se somente jornalistas e comunicadores podem aderir ou pode-se ampliar para editores, assessores de imprensa, etc..
Esclareceu-se e deliberou-se que qualquer pessoa empreendedora ou funcionária vinculada de alguma forma à comunicação do turismo poderá aderir e que o principal será definirmos sobre o perfil desejado do associado que queremos.
Falou-se também que não se trata de uma associação similar a uma associação de classe que defende interesses dos associados e sim que o foco está na contribuição com o desenvolvimento sustentável do turismo por meio da comunicação. Algo mais próximo a uma agência de conteúdos com notícias variadas sobre destinos turísticos, atrações, eventos, experiências de viagem, gestão do turismo, políticas públicas e pesquisas, entre outros.
Combinou-se de não definirmos data de eleição da associação para antes do ll Congresso FEBTUR. Preferiu-se aprofundar o debate sobre a proposta de trabalho, definir perfil desejado do futuro associado e depois expandirmos convites e agendarmos a eleição.
Outro apontamento refere-se à proposta do anteprojeto ter ficado um pouco ambiciosa para ser realizada ainda em 2025 e que é preciso rever e definir prioridades considerando a capacidade operacional do grupo neste momento.
Observou-se mais uma vez que a associação que está (re) nascendo não parte da quantidade de de associados e sim da qualidade e por isso a importância de compartilharmos um mesmo objetivo, o de contribuir com o desenvolvimento sustentável do turismo por meio da comunicação social.
Presentes: Amadeu, Carol, Claudio, Hamilton, Jorge, Ligia, Luiz e Mario.
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SUGESTÕES Pós-reunião (para interação por watsapp e validar na reunião na reunião doa dia 29/05) :
- Proposta de conceituação e perfil de Comunicador.
Comunicador do turismo
É aquele que transmite de forma impressa ou virtual, informações sobre destinos turísticos, atrações, eventos, experiências de viagem, gestão do turismo, políticas públicas e pesquisas, entre outros, por meio de artigos, blogs, aplicativos, vídeos, fotografias, posts e qualquer outro meio que chegar ao turista e ao “trade turístico”.
Perfil recomendado. Ter:
- Capacidade de escrever de forma clara conteúdos cativantes que atraiam e engajem o público.
- Habilidades verbais para apresentações e negociações.
- Compreensão de técnicas de marketing e publicidade, tanto tradicionais quanto digitais.
- Capacidade de identificar oportunidades
- Capacidade de interpretar dados e tendências para informar decisões estratégicas.
- Habilidade para construir e manter relações com profissionais do setor e influenciadores.
- Espírito empreendedor e gostar de trabalhar em equipe
- Prática ética e honesta nas suas interações com comunicação verídica e transparente.
- Tratamento igualitário com as pessoas evitando qualquer forma de discriminação ou favorecimento injusto.
- Respeito pelos colegas e pela organização promovendo um ambiente harmonioso.
- Confidencialidade das informações sensíveis e respeitar a privacidade de todos os envolvidos.
- Ações e decisões transparentes e que sejam verificáveis e compreensíveis.
- Reflexão crítica sobre as consequências das decisões.
2. Proposta de revisão do Cronograma de Ativações propostas | Agosto a dezembro de 2025
Agosto
- Evento de Lançamento Oficial da FEBTUR PAULISTA em São Paulo.
- Publicação do Manifesto de Fundadores e abertura das inscrições para novos associados.
- Início da campanha de comunicação: “A Comunicação que Transforma”.
Setembro
- Realização de eventos com APRECESP, AMITESP, AMITUR e outras entidades do trade turístico.
Planejamento de Workshop de Boas Práticas em Comunicação Pública e Empresarial no Turismo (em parceria com SEBRAE, SENAC, CNC e SETUR-SP). Data a confirmar com parceiros.
- Ativação especial: participação na ABAV Expo 2025 (com estande compartilhado ou visitas técnicas).
Novembro
- Capacitação “Marketing de Conteúdo para Comunicação Turística” (workshop online e presencial).
Dezembro
- Encontro de Confraternização e Planejamento 2026.
- Publicação do primeiro Relatório de Atividades e Resultados.
PROXIMA REUNIÃO 05/06/2015 às 9h pela plataforma meet

